• sac@festivaljpa.com.br
  • +55 (83) 3245-6856

Blog

Notícias e Novidades

Praça Superintendente Júlio Rafael é inaugurada

Familiares, amigos e autoridades participaram da homenagem ao economista

Familiares, amigos, ex-colegas de trabalho e representantes da Prefeitura e Câmara Municipal de João Pessoa participaram nesta quarta-feira (10) da inauguração da praça “Superintendente Júlio Rafael Jardelino da Costa”, localizada nas proximidades da agência estadual do Sebrae, no Bairro dos Estados. O local faz parte da história da instituição quando ainda era Núcleo de Assistência Industrial (NAI/PB). Júlio Rafael foi superintendente do Sebrae Paraíba entre os anos de 2007 e 2013 e faleceu em junho do ano passado.

De acordo com diretor técnico do Sebrae Paraíba, João Alberto Miranda, a praça tem uma forte ligação com o Sebrae. “Essa praça não é vizinha, ela faz parte do Sebrae. Vamos cuidar dela com todo carinho, pois Júlio merece”, disse. O diretor concluiu a homenagem presenteando a viúva de Júlio, Ana Adelaide Peixoto, com uma réplica do Prêmio Júlio Rafael – placa entregue aos gestores públicos no Prêmio Prefeito Empreendedor.

Durante a homenagem, a viúva Ana Adelaide agradeceu ao Sebrae pela homenagem e a todos os presentes. “Todas as vezes que eu passo por aqui, tenho a sensação de estar vendo o Júlio passando na rua a caminho do café. Agora mais ainda, com o nome dele em placa e em pedra”, disse. A viúva de Júlio Rafael conclui seus agradecimentos cantarolando a música deMambembe, de Chico Buarque.

Júlio Rafael faleceu em junho do ano passado. Foi eleito superintendente do Sebrae Paraíba em 2007 para um mandato de dois anos e foi reeleito para o biênio 2009-2010. Houve ampliação dos mandatos do sistema Sebrae para quatro anos e ele se candidatou novamente, se elegendo para o quadriênio de 2011-2014. Durante suas gestões, o Sebrae ampliou fortemente sua atuação para atender os microempreendedores individuais, uma nova categoria que permitiu cidadania empresarial para mais de 40 mil micro negócios informais na Paraíba.

Também diversificou projetos setoriais do Sebrae, fortalecendo parcerias com instituições públicas e privadas. Defendia a regulamentação municipal da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que afirmava ser “uma legislação extraordinária, capaz de ampliar o papel da micro e pequena empresa na geração de trabalho e renda em nosso estado”.

Era natural de Campina Grande, nascido em 26 de novembro de 1958, casado com a professora da UFPB Ana Adelaide Peixoto Tavares e tinha dois filhos. Economista formado pela UFMT e especialista em História Econômica da América Latina, foi gerente de Planejamento da Agência de Desenvolvimento do Nordeste (Adene), entre dezembro de 2003 e dezembro de 2006; assessor de Planejamento Orçamentário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (janeiro de 2001 a novembro de 2003); além de vereador de João Pessoa (PB) no mandato janeiro de 1997 a dezembro de 2000.