• sac@festivaljpa.com.br
  • +55 (83) 3245-6856

Blog

Notícias e Novidades

Conheça Ruth Avelino, presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur)

O órgão é um dos parceiros do Festival do Turismo de JPA

Nascida em Ibateguara, Alagoas, ela veio criança para a Paraíba. No Estado, se formou em Comunicação Social, trabalhou nos principais veículos do Estado e, em 2011, passou a presidir a Empresa Paraibana de Turismo - PBTur, um dos órgãos parceiros do Festival do Turismo de João Pessoa.

 

A visão de gestora e comunicóloga faz de Ruth Avelino uma das mais inovadoras profissionais frente ao setor no Estado. Com a PBTur, Ruth promove o “Destino Paraíba” e seus potenciais turísticos pelo Brasil e pelo mundo, por meio da participação de grandes eventos e de outras ações estratégicas para movimentar a economia no segmento.

 

Confira conversa com a presidente.

 

 

Como funciona, na prática, o trabalho da PBTur aqui, pelo Brasil e pelo mundo?

 

A PBtur tem a função de promover e divulgar o destino Paraíba dentro e fora do Brasil. Nesse sentido a PBtur participa de todos os eventos destinados ao público profissional (agentes de viagens e operadores de turismo) e ao consumidor final, que são realizados no Brasil e no mundo. No exterior, esse trabalho é feito em parceria com o Governo Federal. Além disso, estamos sempre treinando operadores e agentes de viagens de vários estados e atuando fortemente junto à mídia nacional. Fazemos vários convites para jornalistas do mundo todo e damos toda a infraestrutura necessária (hotel, alimentação, transporte, guia) para que se façam ótimas matérias sobre o potencial turístico da Paraíba. Isso tem dado bons e efetivos resultados.

 

Como a senhora avalia e a que a senhora atribui o desenvolvimento notável do turismo na Paraíba nos últimos anos?

 

Atribuo ao trabalho profissional, planejado e com foco realizado pela PBtur em parceira com todo o trade turístico da Paraíba. Unir forças e trabalhar em conjunto e em parceria é fundamental e é isso que estamos fazendo junto com entidades do setor, empresários e prefeituras.

 

Qual a dica da senhora pode quem quer conhecer e visitar a Paraíba?

 

A Paraíba é maravilhosa! Em todas as regiões, há atrativos e grandes possibilidades de boas vivências. Temos lindas paisagens, ótimas infraestrutrura, bons acessos e preços competitivos. Do Litoral ao Sertão, do Brejo ao Cariri, do Agreste ao Curimataú, temos lugares únicos e incríveis. É obrigatória uma visita ao Parque Pedra da Boca em Araruna, ao Lajedo de Pai Mateus em Cabaceiras, fazer um passeio de barco pelo Açude de Boqueirão, conhecer Campina Grande com seus museus, eventos e ótima gastronomia, ir até Maturéia e conhecer o Pico do Jabre. As Itacoatiaras do Ingá, em Ingá, a Pedra de Santo Antônio em Fagundes, o Parque do Vale dos Dinossauros em Sousa, são lugares interessantes. O Brejo Paraibano é perfeito tem lindas cidades com engenhos, roteiros religiosos, caminhas ecológicas e uma rica gastronomia. O litoral é fantástico e tem 130 quilômetros de praias desertas, paradisíacas, próprias para o banho e com cenários inusitados.