• sac@festivaljpa.com.br
  • +55 (83) 3245-6856

Blog

Notícias e Novidades

Festival JPA bate recorde e promete novidades em 2016

Mesmo antes de ser aberta, a 5.ª edição do Festival do Turismo de João Pessoa, realizada no Centro de Convenções no último final de semana, já havia batido o recorde de crescimento e de participação de profissionais do turismo. Houve crescimento de 25% no número de expositores e 3.202 visitantes nos dois dias de evento. Para a próxima edição, os diretores do evento antecipam que ampliarão a participação de expositores internacionais e que negociarão com as companhias aéreas uma ação para baratear os custos dos bilhetes aéreos para os agentes de viagens.


O empresário Cláudio JS Junior, diretor comercial do Festival, disse que apesar da instabilidade da economia brasileira o evento obteve ganhos importantes e maior visibilidade entre os expositores e os agentes de viagens de todo o Brasil. O próprio selo de credibilidade dado pelo Ministério do Turismo é um fator que coloca o Festival entre os mais importantes e decisivos no ambiente comercial entre os profissionais do Turismo, bem como na divulgação de novos roteiros.

O diretor da Operadora CVC, Claiton Armelin, deu o seu testemunho do crescimento do Festival do Turismo, ao confirmar o fechamento de várias parcerias. “É um evento que tem crescido de forma sustentável e tem se tornado obrigatório para quem pretende fechar negócios com as agências de turismo do Nordeste, já que aqui está concentrada a maioria das grandes empresas da região”, destaca o executivo. A CVC promoveu uma série de treinamentos e capacitação com os agentes de viagens, sempre com as salas lotadas.

O presidente da Flytour, Michael Barkocyz, também destaca a importância do Festival do Turismo como um fator de fechamento de negócios e o crescimento da participação de agentes de viagens do Nordeste. De acordo com Barkocyz, o Nordeste é uma região vital para o fluxo de turistas para o restante do Brasil, em especial para o Sudeste, e o Festival do Turismo cumpre com a missão de reunir os melhores expositores e produtos que estarão sendo oferecidos aos turistas ao longo dos próximos meses. “Sem dúvida é um dos eventos que nos traz grande retorno”, pontua o executivo.

Internacionalização

Claudio Junior afirma que para a próxima edição do Festival do Turismo, está sendo montada uma estratégia de captação de mais expositores estrangeiros. Este ano foram mais de 40 empresas internacionais, entre companhias aéreas, operadores de turismo e representantes governamentais. A ideia seria participar de mais feiras internacionais, como ocorreu este ano, quando o empresário participou da Feira de Turismo de Madrid, na Espanha.

A presença do executivo nessa Feira gerou a atenção de expositores internacionais, como o Ministério do Turismo do Panamá, que fechou parceria com o Festival do Turismo. O empresário Henrique Zapata manteve contato com agentes de viagens do Nordeste e deve estar negociando com a Copa Airlines e o Governo do Panamá a possibilidade de fechamento de pacotes turísticos para a região a partir da capital paraibana.

O Festival do Turismo do próximo ano também deve contar com o peso das companhias aéreas do grupo Star Alliance Member, que integra as 12 maiores companhias aéreas do mundo e que poderão estar reunidas em um stand exclusivo. A proposta será apresentada e discutida pelos dirigentes da Air Canada que estiveram presente no evento. Este ano, três companhias aéreas da Star se fizeram presentes: TAP. Copa Airlines e Air Canada.